Sunday, May 1, 2011

O mais importante fato estilizado de debates

Imagine uma pessoa A e outra B, sendo que A defende o status quo e B é a oposição. Defina os melhores argumentos que A e B usam para defender seus pontos como a* e b*, respectivamente.

Agora imagine que A e B não tenham nenhum valor ou crença que os associem fortemente a estes argumentos. Por exemplo, A não usou a* por motivos religiosos ou porque A realmente acredita que a* está de acordo com seus princípios, mas simplesmente porque é o argumento mais eficiente para se ganhar a discussão.

Nesse caso, teremos que, invertendo os papéis, a escolha do ótimo fará com que A e B invertam suas escolhas de argumentos, isto é: Agora, com A sendo oposição, como nenhum valor ou moral o prendia ao argumento a*, e dado que b* é um argumento melhor para a oposição, temos que A agora usará b*, justamente o argumento que criticava quando era status quo.

É isso que acontece em quase toda discussão por aí, tanto as de futebol (Ah, meu time não ganhou nada esse ano, mas o que importa é a quantidade de títulos total. Ih meu time acabou de ganhar, então o que importa são os títulos recentes!), quanto as políticas e, porque não, acadêmicas.

Agora, tentem prestar atenção neste tipo de hipocrisia e tente ver quão firmes são os valores da maioria dos brasileiros por aí...

Mais sobre este assunto em breve.

No comments: